Untitled-3.png

Área Metropolitana de Lisboa

123.png
Área Metropolitana de Lisboa
1 - Contexto global do desafio

A Área Metropolitana de Lisboa concentra nos seus 18 municípios quase 3 milhões de habitantes, 1/3 das empresas e empregos e responde por 36% do PIB nacional. A Área Metropolitana de Lisboa, tal como outras regiões metropolitanas, sofre com o problema de uma menor densidade populacional em algumas áreas do seu território, que tornam as soluções de transporte público (TP) convencional pouco atrativas para passageiros e operadores.

2 - Definição de desafio / oportunidade

A oferta de Transportes Público é mais elevada na cidade de Lisboa, a qual concentra cerca de 18% da população metropolitana, apresentando redução da oferta de serviços à medida que se afasta da capital. As soluções park-and-ride têm sido a principal alternativa para a população que vive fora de Lisboa, sem alternativas de Transporte multimodal fora dos principais centros, não incluindo modos suaves ou serviços de mobilidade partilhados (bicicletas, e-bikes e scooters). A cidade de Lisboa, destino de 50% destes passageiros, oferece um bom conjunto de soluções de última milha incluindo serviços partilhados de bicicletas e scooters, o que não acontece na primeira milha da cadeia de mobilidade.

3 - Por que é importante?

Nesse sentido, verifica-se a necessidade de promoção de uma maior e melhor integração entre os transportes públicos e soluções de micro-mobilidade que respondam às deslocações na primeira/última milhas nas zonas fora da cidade de Lisboa.

4 - O que queremos para a solução?

Esta integração passaria por soluções criativas que incluíssem não apenas a oferta dos serviços de mobilidade partilhada, mas também outras soluções complementares multimodais, tais como a adaptação da infraestrutura existente (ex. reconversão das estações de comboios em “smarthubs”), a oferta de outros serviços (ex. serviços públicos), o fornecimento de informações aos passageiros, etc. Espera-se que com este tipo de solução os residentes na área metropolitana de Lisboa possam contar com alternativas de mobilidade mais.”

Regista-te Agora
arrow&v
Coloque aqui a sua apresentação (opcional)

A sua candidatura foi submetida