Untitled-3.png

Área Metropolitana de Lisboa

Área Metropolitana de Lisboa
1 - Contexto global do desafio

A Área Metropolitana de Lisboa concentra nos seus 18 municípios quase 3 milhões de habitantes, 1/3 das empresas e empregos e responde por 36% do PIB nacional. Diante da pandemia de COVID-19 os transportes públicos na AML sofreram uma queda no número de passageiros como nunca. Os atuais níveis de passageiros ultrapassam pouco mais de 60% da procura pré-pandemia. O receio de contaminação tornou as pessoas menos propensas a optar pelo transporte público, optando por outras alternativas de transporte individual quando possível. Esse temor e consequente abandono dos transportes públicos implica em consequências severas não só imediatas como a ameaça à sustentabilidade financeira dos TPs, mas também a longo prazo à sustentabilidade dos sistemas de transportes devido à crescente utilização dos modos individuais motorizados e todos os problemas a eles associados (ex. congestionamentos, emissões, consumo do espaço urbano, etc.).

2 - Definição de desafio / oportunidade

Este cenário demonstra que um dos maiores desafios das autoridades de transportes será superar o déficit de confiança da população nos transportes públicos de forma a impulsionar novamente a sua utilização. Para além das medidas de segurança já adotadas como os baixos níveis de ocupação, a higienização dos veículos, a utilização de equipamentos de proteção pelos motoristas, etc., é necessário também pensar em outras soluções que promovam o aumento da sensação de segurança pelos passageiros de forma a tornar os TPs uma alternativa de mobilidade segura e confiável na AML.

3 - Por que é importante?

Consideramos que e importante este desafio, pois queremos comunicar opções de transporte seguros e de confiança a uma população que se encontra a usar os transportes públicos durante a pandemia. É também de relevo criar uma confiança para que os trabalhadores que se encontram ao teletrabalho, possam retornar ao seu trabalho através de transportes públicos em detrimento de viatura privada.

4 - O que queremos para a solução?

Procuramos soluções que permitam aumentar a confiança da população ao usar transportes públicos na Àrea Metropolitana de Lisboa.

Regista-te Agora
arrow&v
Coloque aqui a sua apresentação (opcional)
Max File Size 15MB

© 2020 by BGI, S.A.

Check us here:

Av. Prof. Gama Pinto 3, 1649-003 Lisbon, Portugal

geral@bgi.pt