Untitled-3.png

Câmara Municipal do Fundão

Câmara Municipal do Fundão
1 - Contexto global do desafio

O concelho do Fundão é um território com 700km2 marcado por uma orografia bastante diversificada, dividido em 23 freguesias e 61 localidades.

Classificado como território de baixa densidade populacional (42hab/km2), o Fundão é um território predominantemente rural onde 50% da população se situa na zona urbana da cidade.

Com uma população tendencialmente envelhecida, muitas das 61 localidades do concelho do Fundão situam-se a mais de 30minutos de viagem da cidade, atingindo em alguns casos tempos superiores a 1h de deslocação.

Por razões economicistas, muitas das carreiras públicas de transportes foram desmanteladas pelos prestadores desse serviço público, deixando milhares de pessoas dispersas por dezenas de localidades sem acesso a transportes públicos e, por conseguinte, a diversos serviços públicos e bens essenciais.

Este contexto é semelhante em centenas de municípios e em cerca de 80% do território nacional, o que confere escala e potencial intermunicipal.

2 - Definição de desafio / oportunidade

Neste contexto, é necessário identificar novas soluções de mobilidade em zonas de baixa densidade populacional, interligando as necessidades das populações com os recursos operacionais disponíveis.

É um tema particularmente crítico dada a sua relação direta com o acesso dos cidadãos a diversos serviços públicos essenciais, o que não pode ser colocado em causa sob pretexto algum.

Compete ao Estado em sentido amplo encontrar novas formas de prestar estes serviços, desenhando modelos sustentáveis a partir de redes colaborativas, novas escalas de ação e com recurso a novas ferramentas tecnológicas.

Estamos a falar de uma iniciativa de impacto social, em contraciclo com a tendência registada nos últimos anos de abandono do mundo rural, aproveitando para criar modelos de negócio sustentáveis.

3 - Por que é importante?

Trata-se de uma resposta essencial tendo em consideração a desejável equidade entre as pessoas e os territórios. Não se pode aceitar que, em 2020, existam populações sem acesso a serviços regulares de transporte e, por conseguinte, a diversos serviços públicos e bens essenciais.

Esta situação afeta sobretudo as populações sénior e os jovens em idade escolar que necessitam de se deslocar diariamente para as sedes de concelho.

Muitas vezes, quando existe, há apenas um horário ao início do dia e outro no final, o que obriga os utilizadores a saírem de casa de madrugada e a regressarem já durante a noite, efetuando viagens superiores a 1h em cada trajeto.

Apesar dos constrangimentos, os territórios de abrangência possuem diversos recursos que podem ser mapeados e envolvidos na solução.

4 - O que queremos para a solução?

Idealizamos uma solução de transporte a pedido que permita centralizar a gestão das necessidades das populações interligando-as com os recursos disponíveis e que podem ser utilizados em cada momento, otimizando rotas, tempos de deslocação, recursos operacionais, frequência do serviço, escala de atuação intermunicipal, etc.

Com recurso a tecnologia, idealizamos uma solução que envolva os recursos e agentes do território, como operadores de transportes, taxistas, associações, autarquias, etc., tendo em vista:

- Mapeamento do território e identificação da escala adequada e sustentável de atuação, podendo ser municipal, intermunicipal ou regional.
- Criação de uma plataforma de gestão dos pedidos de transporte, da afetação otimizada de recursos (veículos, motoristas, etc), e da definição de rotas adequadas às necessidades de cada momento.
- Criação de app, website e outros interfaces para a população, também dirigidos a populações envelhecidas e com poucos conhecimentos digitais.
- Criação de sistema de monitorização.
- Eventual implementação de tecnologia IoT e recurso a rede LoRa (já instalada e disponibilizada pelo município de forma gratuita e universal em todo o concelho).

Regista-te Agora
arrow&v
Coloque aqui a sua apresentação (opcional)
Max File Size 15MB

© 2020 by BGI, S.A.

Check us here:

Av. Prof. Gama Pinto 3, 1649-003 Lisbon, Portugal

geral@bgi.pt