Sobre o AmpliAqua®

O AmpliAqua® é uma unidade de I&D, em fase pré-comercial, dedicada a promover a inovação e a sustentabilidade na aquacultura em terra. Responde aos desafios da aquacultura tradicional, reduzindo os impactos ambientais e sociais dos sistemas alimentares e contribuindo para o Pacto Ecológico Europeu.

O AmpliAqua® apoia a transformação sustentável da indústria da aquacultura, desenvolvendo e validando soluções inovadoras para valorização de subprodutos, promovendo a circularidade, integração com outros sistemas, novas rações e tecnologias avançadas.

Descubra o AmpliAqua®:
Onde a Inovação e a Sustentabilidade coabitam!

Num espaço  de 1.000 m², o AmpliAqua® tem uma estufa de 630 m² equipada com sistema de controle e automação. Explore os três departamentos operacionais:

 Aquacultura - dispõe de um  Sistema de Aquacultura de Recirculação (RAS) com 12 tanques de 2 m³ , com uma capacidade de produção de até 1,2 toneladas por ano. 

Hidroponia -  tem 360 torres verticais com 17.000 “netpots” em dois sistemas independentes, com uma capacidade de produção de 15-18 toneladas anuais.

Produção de microalgas -  inclui duas fotobioreactores tubulares e duas raceways de 5m3 .  Esta unidade é  alimentada por energia solar e conta com dois sistemas autónomos de abastecimento de água doce e salgada, sala de germinação e um laboratório.

Registe-se

Apresentação Resumo da Solução
Max file size 10MB.
Uploading...
fileuploaded.jpg
Upload failed. Max size for files is 10 MB.
Obrigado! A sua inscrição foi concluída com sucesso.
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Tecnologia e Inovação

No AmpliAqua®, combinamos tecnologia avançada com inovação para otimizar a produção, utilizando sistemas de filtragem e concentração de nutrientes para maximizar a hidroponia e a produção de microalgas. A nossa estufa e os departamentos estão equipados com sensores e uma plataforma de automação para monitorização e controlo. 

Agrifood Startup Challenge

Transforme as suas ideias em soluções inovadoras!

O que é? 

O Agrifood Startup Challenge, promovido pela BGI com o apoio do EIT Food, oferece uma oportunidade única para empreendedores no setor agroalimentar desenvolverem e validar soluções inovadoras.

Este programa é realizado na AmpliAqua®, uma unidade de I&D, em fase pré-comercial, dedicada a promover a inovação, sustentabilidade e circularidade na aquacultura em terra. Os participantes do Agrifood Startup Challenge têm a oportunidade de apresentar e demonstrar como as suas inovações podem resolver um conjunto de desafios prioritários nas áreas da aquacultura, hidroponia e produção de microalgas, abrindo caminho para a sua integração em operações comerciais, criando impacto direto na susten.

O programa inclui sessões de formação e networking com especialistas Europeus e as melhores soluções ficam pré-qualificadas para o programa de Aceleração e Incubação e ao prémio final, bem como para aceder ao SustainableFood Test Bed.

Junte-se a nós de 22 de outubro a 14 novembro de 2024!

Quais os desafios?

Valorização de Nutrientes da Aquacultura

O AmpliAqua® opera um avançado Sistema de Aquacultura em Recirculação de (RAS) concebido para reduzir o consumo de água em 80% em comparação com os sistemas de fluxo padrão. O RAS também assegura uma filtragem eficaz da água e separação dos resíduos. Estes resíduos, derivados da alimentação dos peixes, excreções e outros materiais orgânicos, compreendem uma gama diversificada de micro e macro nutrientes, incluindo N (NH3, NO2-, NO3-), P, K, Ca, Mg, S, Fe, Mn, Zn, Cu, Mo, B e outros). Acreditamos que estes nutrientes são um fluxo secundário importante e que devem ser reciclados para outras utilizações, em vez de serem eliminados.

O desafio do AmpliAqua® é maximizar a utilização destes nutrientes. As aplicações potenciais incluem a sua utilização na produção de algas ou hidropónica, regeneração do solo, fermentação, produção de inóculos e muito mais. O nosso objetivo é garantir que a solução proposta maximiza o valor acrescentado dos nutrientes produzidos no RAS.

Soluções Sustentáveis de Embalagem

O AmpliAqua® integra a aquacultura e a hidroponia, aproveitando o potencial criado pelos nutrientes não utilizados da produção de peixe para fortalecer o crescimento de vegetais (aquaponia). Esta tecnologia tem um potencial significativo para contribuir para o desenvolvimento de sistemas agro-alimentares mais sustentáveis e resilientes.

As nossas instalações têm uma capacidade de produção anual de 15 toneladas de vegetais, 250 kg de microalgas e mais de 1,2 toneladas de peixe, tudo isto sem aditivos químicos sintéticos ou fertilizantes. 

O desafio do AmpliAqua® é identificar soluções inovadoras de embalamento que sejam técnica e economicamente viáveis e que se alinhem com os princípios sustentáveis da AmpliAqua. Estas alternativas contribuem para o desafio da sustentabilidade desde a produção até ao consumo, reforçando a imagem da marca e apelando a consumidores ambientalmente conscientes.

Recolha de Dados

O AmpliAqua® incorpora uma vasta gama de sensores para facilitar a monitorização em tempo real de parâmetros cruciais nas nossas instalações. Estes sensores permitem a recolha de dados em tempo real (in line) e no local (on site) , incluindo estufas, aquacultura e sistemas hidropónicos, e raceways de microalgas. Os dados recolhidos são integrados no nosso sistema SCADA (Controlo de Supervisão e Aquisição de Dados) personalizado, reforçando a gestão eficiente das instalações.

O desafio do AmpliAqua® é  explorar soluções inovadoras que permitam expandir a capacidade de recolha de dados nesta unidade e melhorar o nível de  integração de dados no sistema SCADA. O nosso foco é identificar métodos inovadores para monitorizar (inline and on-site) parâmetros chave dos vários sistemas, incluindo, mas não se limitando a N (NH3, NO2-, NO3-), P, K, Ca, Mg, S, Fe, Mn, Zn, Cu, Mo, B, Cl-, Na, SO4, PO43-, CO2-3, Si, geosmin, 2-MIB, o microbioma, e quaisquer outro parâmetro que comprovadamente melhore a eficiência da gestão operacional.

Colheita Eficiente de Microalgas

O AmpliAqua® é composto por dois fotobiorreactores tubulares de 80 litros e duas raceways de 5m3 para o cultivo de microalgas, onde estamos a testar a valorização dos nutrientes provenientes do RAS (sistema de aquacultura em  recirculação ). O desafio do AmpliAqua® é conceber métodos avançados e inovadores para uma colheita eficiente da  microalgas produzidas nas raceways, permitindo assim a sua utilização em várias aplicações de valor acrescentado. O nosso objetivo é estabelecer uma solução de colheita técnica e economicamente viável, escalável para além da nossa atual unidade pré-comercial.

O desafio do AmpliAqua® é  explorar soluções inovadoras que permitam expandir a capacidade de recolha de dados nesta unidade e melhorar o nível de  integração de dados no sistema SCADA. O nosso foco é identificar métodos inovadores para monitorizar (inline and on-site) parâmetros chave dos vários sistemas, incluindo, mas não se limitando a N (NH3, NO2-, NO3-), P, K, Ca, Mg, S, Fe, Mn, Zn, Cu, Mo, B, Cl-, Na, SO4, PO43-, CO2-3, Si, geosmin, 2-MIB, o microbioma, e quaisquer outro parâmetro que comprovadamente melhore a eficiência da gestão operacional.

Valorização de Microalgas

O AmpliAqua® é composto por dois fotobiorreactores tubulares, cada um com uma capacidade de 80 litros, e dois canais de 5m3 dedicados à produção de microalgas. A instalação destina-se à experimentação do crescimento de várias espécies de microalgas. 

O desafio do AmpliAqua® é investigar abordagens inovadoras para aumentar o valor da produção de microalgas. A solução proposta deve identificar as espécies específicas de microalgas adequadas para o cultivo nas nossas instalações, com potenciais adaptações, se necessário. 

Deve também identificar como essas espécies podem beneficiar dos nossos nutrientes provenientes dos RAS (sistema de aquacultura em recirculação ) e especificar as tecnologias necessárias para melhorar a sua produção. Isto pode envolver a utilização direta de microalgas ou o seu processamento para várias aplicações, desde que tais aplicações se revelem técnica e economicamente viáveis, mesmo a uma escala maior do que a nossa atual unidade pré-comercial. As aplicações na agricultura, bem como na indústria alimentar e de alimentos para animais, em especial as que estejam alinhadas com objetivos claros de sustentabilidade e circularidade, serão altamente consideradas.

Bem-Estar dos Peixes

O sistema de aquacultura em recirculação de da AmpliAqua® é composto por 12 tanques de 2m3 cada, capazes de acomodar uma biomassa máxima de 60kg/m3. Estes tanques serão utilizados para efetuar testes de crescimento de uma variedade de espécies de peixes.

O desafio do AmpliAqua® é explorar soluções inovadoras que promovam o bem-estar dos peixes na aquacultura em terra. Isto envolve a exploração de métodos não invasivos para identificar stress, doenças, malformações ou má nutrição, para além de determinar o peso e outros indicadores que contribuem para o bem-estar dos peixes.

Monitorização de Parâmetros Microbiológicos

O sistema de produção de aquacultura do AmpliAqua®, inclui tanques e unidade de filtragem, de hidroponia e de microalgas, contém uma gama diversificada de microrganismos, que podem exercer efeitos benéficos ou prejudiciais no desenvolvimento de peixes, vegetais e microalgas. 

O desafio do AmpliAqua® é conceber novas abordagens para a monitorização no local da microbiologia de cada sistema para melhorar a sua gestão eficaz. O nosso objetivo é estabelecer uma solução de monitorização técnica e financeiramente viável, capaz de identificar microrganismos, promovendo assim a proliferação de microrganismos vantajosos e evitando aqueles que podem impedir o saudável desenvolvimento de peixes, plantas e microalgas.

Automação e Integração de IA

O sistema aquapónico multitrófico do AmpliAqua® representa uma técnica de cultivo sinérgica que combina aquacultura, hidroponia e produção de microalgas. Gerir eficazmente este sistema implica navegar por interacções complexas e dinâmicas entre animais aquáticos, plantas, microalgas e o microbioma. Sistemas desequilibrados podem levar a problemas de bem-estar animal, resíduos de biomassa, desafios de controle de biofiltros e perdas significativas de produção. 

Para enfrentar estes obstáculos e melhorar a eficiência, a sustentabilidade e a produtividade, o nosso objetivo é estabelecer uma plataforma avançada de automação e decisão preditiva baseada em IA. Esta plataforma facilitará a monitorização, a análise de dados e a gestão em tempo real. Integrará diversas fontes de dados, incluindo tecnologias de sensores de ponta que analisam parâmetros físicos, químicos e do microbioma - ver desafio 3 para a recolha de dados existente e a nossa ambição de expansão. 

O desafio do AmpliAqua® consiste em estabelecer métodos avançados para desenvolver algoritmos que permitam gerar informação com base num manancial amplo de dados e assim otimizar o desempenho do sistema, reduzir os custos operacionais e melhorar a produtividade.

Quais os benefícios de participar no Agrifood Startup Challenge?

Desenvolvimento de Competências
Adquira ferramentas e conhecimentos práticos para transformar inovações tecnológicas em soluções comercializáveis no setor agroalimentar.

Criação de Conexões Estratégicas
Expanda a sua rede de contactos e colabore com líderes no ecossistema agroalimenta.

Estruturação de Negócios Viáveis e Sustentáveis
Receba apoio especializado para desenvolver modelos de negócio sólidos, focados na viabilidade financeira e no impacto ESG.

Acesso a Financiamento e Programas de Aceleração
Aproveite oportunidades de financiamento e participe em programas de incubação e aceleração para impulsionar o crescimento da sua
start-up.

As melhores equipas poderão usufruir de diversos programas, incluindo:

1.Programa de Capacitação, Aceleração e Incubação
-Formação em Economia Azul Digital
Programa online de 3 meses focado na criação e gestão de start-ups.

-Programa de Aceleração
Dois Bootcamps seguidos de 6 meses de sessões de mentoria focadas no desenvolvimento de modelos de negócio, estratégias de mercado, validação de soluções e preparação de apresentações para investidores.

-Programa de Incubação e Prémio
As melhores equipas serão convidadas a integrar na incubadora da Economia Azul Digital da BGI, AmpliAqua®, beneficiando de serviços de apoio e de um prémio de 2.500€. Ao participarem neste programa, terão a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos que serão fundamentais para se destacarem na competição pelo prémio.


2.Acesso ao Programa de Teste de Produtos e Equipamentos
Oportunidade de testar tecnologias no AmpliAqua®, com cofinanciamento de pelo menos 50% através do Sustainable Foods Test Bed (PRR).

AmpliAqua®

O AmpliAqua® é uma unidade de I&D, em fase pré-comercial, dedicada a promover a inovação e a sustentabilidade na aquacultura em terra. Responde aos desafios da aquacultura tradicional, reduzindo os impactos ambientais e sociais dos sistemas alimentares e contribuindo para o Pacto Ecológico Europeu.

O AmpliAqua® apoia a transformação sustentável da indústria da aquacultura, desenvolvendo e validando soluções inovadoras para valorização de subprodutos, promovendo a circularidade, integração com outros sistemas, novas rações e tecnologias avançadas.