Do you want stay updated with the latest from BGI?
Subscribe to our newsletter.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
O Agrifood Startup Challenge, promovido pela BGI com o apoio do EIT Food, oferece uma oportunidade única para empreendedores no setor agroalimentar. Este programa proporciona uma plataforma exclusiva para Resolver Desafios relacionados com uma unidade de aquacultura circular, permitindo aos participantes transformar as suas ideias em soluções inovadoras. Os participantes irão resolver desafios reais da indústria, com acesso a instalações de ponta para investigação, testes e validação.
AmpliAqua® está focado em investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras para enfrentar os desafios fundamentais associados à maximização da circularidade, sinergias e sustentabilidade na aquacultura, hidroponia e microalgas.
O objetivo é validar as soluções apresentadas pelos empreendedores e apoiar a sua integração em instalações à escala comercial.
Desenvolver Competências Empreendedoras: Capacitar empreendedores e startups no setor agroalimentar com as ferramentas e conhecimentos necessários para transformar inovações tecnológicas em soluções comercializáveis.
Fomentar Inovação e Sustentabilidade no Setor Agri-Food: Promover a adoção de práticas sustentáveis e inovadoras que possam agregar valor tanto economicamente quanto ambientalmente ao setor agroalimentar.
Criar Conexões no Ecossistema Agroalimentar: Facilitar o networking e o mapeamento de atores-chave no ecossistema agroalimentar europeu, gerando oportunidades de parcerias e colaborações estratégicas.
Apoiar a Estruturação de Negócios Viáveis e Sustentáveis: Guiar os participantes no desenvolvimento de casos de negócios bem estruturados e sustentáveis, com foco na viabilidade financeira e no impacto ESG (Environmental, Social and Governance).
Facilitar Acesso a Financiamento e Oportunidades de Aceleração: Apresentar oportunidades de financiamento e vales de incubação e aceleração para apoiar o crescimento de startups no setor.
No evento final, será fornecido às melhores equipas o acesso a diferentes programas, nomeadamente o Programa de Capacitação, Aceleração e Incubação, que inclui:
1. Formação na área da Economia Azul Digital:
Programa de formação online, com a duração de 3 meses, sobre temáticas alinhadas com o perfil dos participantes, e orientadas para o apoio à criação e gestão de startups.
Programa de Aceleração
Dois BootCamps e mentoria especializada com duração de 6 meses. Foca na definição do modelo de negócio, de estratégias de acesso ao mercado, de processos de validação e testes, mobilização de financiamentos, e preparação de apresentações para potenciais investidores .
Programa de Incubação e Prémio
Os participantes selecionados serão integrados na incubadora da Economia Azul Digital da BGI (AmpliAqua) onde terão acesso a serviços de apoio e um prémio monetário no valor de 2.500€.
2.Acesso preferencial ao Programa de teste de produtos e equipamentos, nas instalações AmpliAqua, com acesso a um co-financiamento de pelo menos 50%, Sustainable Foods test bed.
O AmpliAqua® é uma unidade de I&D, em fase pré-comercial, dedicada a promover a inovação e a sustentabilidade na aquacultura em terra. Responde aos desafios da aquacultura tradicional, reduzindo os impactos ambientais e sociais dos sistemas alimentares e contribuindo para o Pacto Ecológico Europeu.
O AmpliAqua® apoia a transformação sustentável da indústria da aquacultura, desenvolvendo e validando soluções inovadoras para valorização de subprodutos, promovendo a circularidade, integração com outros sistemas, novas rações e tecnologias avançadas.
Num espaço de 1.000 m², o AmpliAqua® tem uma estufa de 630 m² equipada com sistema de controle e automação. Explore os três departamentos operacionais:
Aquacultura - dispõe de um Sistema de Aquacultura de Recirculação (RAS) com 12 tanques de 2 m³ , com uma capacidade de produção de até 1,2 toneladas por ano.
Hidroponia - tem 360 torres verticais com 17.000 “netpots” em dois sistemas independentes, com uma capacidade de produção de 15-18 toneladas anuais.
Produção de microalgas - inclui duas fotobioreactores tubulares e duas raceways de 5m3 . Esta unidade é alimentada por energia solar e conta com dois sistemas autónomos de abastecimento de água doce e salgada, sala de germinação e um laboratório.
No AmpliAqua®, combinamos tecnologia avançada com inovação para otimizar a produção, utilizando sistemas de filtragem e concentração de nutrientes para maximizar a hidroponia e a produção de microalgas. A nossa estufa e os departamentos estão equipados com sensores e uma plataforma de automação para monitorização e controlo.